Páginas

terça-feira, 3 de maio de 2016

Guarda Municipal: A decadência depois do auge

As Guardas Municipais de todo o país se unem para conquistar seu verdadeiro espaço no cenário nacional de segurança. Muitas conquistas acumularam nos últimos anos e a maior, certamente, foi a conquista da regulamentação geral das Guardas Municipais que aconteceu em Agosto de 2014.

De agosto de 2014 em diante poderia ser considerado o pontapé inicial para que todas as Guardas Municipais se unissem e se transformassem num modelo de Policia moderno e eficiente no combate ao crime, começando a nivelar as Guardas das cidades pequenas com as mais avançadas e padronizando procedimentos e posturas. Mas o que está sendo visto é um fenômeno totalmente negativo. Com a regulamentação geral das Guardas Municipais, muitas Guardas estão entrando no chamado "efeito ilha", e a regulamentação entendida de forma errônea (a solução definitiva para a sua Guarda local). Com isto estamos vendo algumas Guardas Municipais criando seus próprios procedimentos de atuação, padronizando suas fardas com discussões internar, Brevês, viaturas etc... E com todas essas mudanças, vemos o cúmulo de uma Guarda Municipal de uma cidade não saber o que faz uma Guarda Municipal de uma cidade vizinha, a ponto de uma viatura entrar na cidade ao lado, devido uma ocorrência, e a Guarda local da cidade "invadida" não ter ideia desse acontecimento.

A regulamentação das Guardas Municipais tem que ser considerada um marco inicial para a grande mudança no sistema de segurança nacional com a presença das Guardas Municipais. A minha Guarda Municipal crescendo e a Guarda Municipal do interior distante ficando da mesma forma é como se nenhuma das duas tivesse conquistado absolutamente nada, pois o cidadão que conhece as duas cidades percebe o grau de desorganização e não vai respeitar nenhuma das duas. A Guarda Municipal armada tem que se preocupar com a Guarda Municipal vizinha que não é armada, pois expões a vida dos agentes que trabalham desarmados. Temos que criar um novo espírito de corpo.

Como mudamos e nos unimos para melhorarmos? Atitudes simples. A população de um estado tem que conhecer a Guarda Municipal em qualquer parte do seu estado. A farda Tem que ser parecida; quando um cidadão solicitar um apoio de qualquer Guarda Municipal em qualquer lugar o atendimento tem que ser o mesmo; O plano de carreira e os cargos tem que ser parecidos, pois em uma cidade um cidadão fala com um inspetor e ele tem um poder de decisão e em outra cidade o inspetor está em pé no posto o dia inteiro e nao pode resolver nada.

Precisamos nos unir, criar uma identidade única, temos que padronizar procedimentos...Ou fazemos isso ou vamos continuar assistindo a Policia Militar, dentro da sua forma organizada de atuar, se destacar cada vez mais e as Guardas Municipais, que presta um excelente serviço para a sociedade, sendo esquecida por causa das divisões entre as Guardas que são "ilhas". Lembre-se, a Guarda Municipal de sua cidade pode ter uma mega estrutura, mas ela é local, não tem efeito nenhum para a população da cidade que mora a 100 km da sua. Diferente se as Guardas se nivelarem em todo o estado, o respeito será igual em qualquer lugar.

O que voce acha? Compatilhe, comente...

Marcio Barreto
COPBAVAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário