Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Sensação de segurança - A farsa da segurança pública no Brasil

Ao ler o título da postagem alguém pode achar que falarei mal do nobre serviço do Policial, mas não tem nada a ver com as policias em geral., muito pelo contrário, o policial civil, militar, da Guarda Municipal, Federal aqui no Brasil devem ser as Policias que mais trabalham no mundo. Esses dias estava assistindo o noticiário e falavam sobre um bairro em São Paulo em que todos os dias alguém é roubado e o apresentador e um comentarista "especialista" em segurança cobraram mais policiamento naquela região. Mas será que a solução de toda essa violência violência que o Brasil está passando é resolvida com mais policiamento nas ruas? Será que existe efetivo suficiente para tem um policial e uma viatura em cada rua? Dai vem uma revolta porque ninguém sabe explicar se existe uma má vontade para resolver esse prolema ou é pura incompetência dos representantes do povo na politica.


Vamos ao ponto que interessa. Sensação de segurança é uma frase usada nos últimos anos para enganar o cidadão que paga seus impostos de forma obrigatória (você não tem a opção de não pagar, pois, até quando voce não quer, existem muitos impostos embutidos em qualquer coisa que compre). Quando o índice de roubo cresce em uma região, rapidamente o sistema de segurança se organiza para o policiamento desse local e rapidamente os criminosos se organizam para não serem presos, praticando o mesmo roubo em outro local. Mesmo não resolvendo o problema, mas empurrando para outro lugar, momentaneamente, o cidadão teve uma resposta e passou a ficar mais tranquilo, pois um policiamento preventivo foi criado nesse local, (retirado de outro lugar). Nesse momento o cidadão passou a experimentar a sensação de segurança com o aumento de policiamento em sua região, mas a sensação desaparece quando essa mesma pessoa transita por outra área que está sem esse policiamento que pode ser a área que teve alguns policiais retirados para cobrir a nova área a ser policiada. 

Percebem que não existe uma solução definitiva e que a forma que é executada a solução de um problema de segurança é só uma farsa para enganar o cidadão? É como se várias pessoas estivessem se cobrindo com um cobertor que cobre somente duas pessoas.

Qual seria a solução definitiva? É simples e fácil de ser respondida, mas difícil de ser executada porque envolve pessoas poderosas que não querem que isso mude. Imagine você quando era criança (pegando como exemplo alguém que teve uma boa educação), quando fazia algo errado e seus pais te repreendia ou te castigavam, a possibilidade de você fazer aquela mesma coisa errada era muito pequena. Por respeito a seus pais e temendo o castigo você aprendia e isso ia moldando seu padrão de comportamento relacionado com assuntos parecidos. Agora, imagina voce como criança praticando algo errado e não sendo repreendido e todas as vezes que comete o mesmo erro tudo fica como está. Voce cresceria sem um parâmetro, sem respeito aos pais e sem respeito as pessoas à sua volta.

Parece uma comparação tola, mas é exatamente assim que vivemos em nosso país. Os bandidos estão sendo criados pela pátria mão sem serem repreendidos. Quando assistimos o noticiário é comum ver casos de pessoas que foram presas e se verificarem sua ficha criminal elas ja foram presas pelo mesmo crime, ou que ja cometeu vários outros crimes, que estão foragidas etc. Ninguém fica preso. O bandido sabe que tem vários recursos para não ser preso, que existe progressão de pena, penas alternativas e todas as condições do mundo para quando for preso ele voltar para as ruas e cometer novamente aquilo que sabe fazer bem, roubar. Induto, saidinhas, semi aberto, responder em liberdade...  As vezes parece que o crime compensa. 

A solução é a punição exemplar. As cadeias estão cheias porque não tem problema ser preso para quem é bandido. Se uma pessoa for presa e cumprir a pena de ponta a ponta ela terá a certeza que se for presa não tem segunda chance. Seus amigos terão essa pessoa como exemplo. Imagine uma cadeia com um regime militar para todos. Acordar cedo, ter obrigações, dormir cedo, marchar no período do dia... Com essa rotina por alguns anos o bandido não vai querer ser preso novamente e vai pensar duas vezes antes de fazer algo ilícito.

O que vemos é: 
  • O menor de idade rouba e mata porque é menor e não fica mais que 6 meses na fundação casa (no máximo 3 anos, mas voce conhece alguém que ficou os 3 anos?) Estatudo do adolescente
  • O maior de idade rouba porque não fica preso e quando fica não volta no induto de natal ou qualquer outra data comemorativa que tiver saída. Basedo nos direitos humando
  • A policia se esforça para prender e a justiça, parece, se esforça para soltar
Você se lembra daquele brasileiro que foi sentenciado a morte na Indonésia porque foi pego traficando? Você soube de outro brasileiro que foi preso na Indonésia depois desse caso? Se os traficantes do Brasil ja pensavam duas vezes antes de arriscar traficar na Indonésia porque ja sabiam disso, depois que esse brasileiro morreu só solidificou a ideia que traficar na Indonésia nao é om bom negócio.


Gostaria de fazer uma pergunta. Em qual momento da sua vida em que você se sente seguro ou tem essa sensação de segurança? 


Que Deus abençoe todos os Policiais e todo o cidadão honesto que escolheu trabalhar duro e não tem o direito de se sentir seguro, mesmo pagando seus impostos.




Um bom dia a todos





Nenhum comentário:

Postar um comentário