Cada vez mais aumenta o número de Guardas Municipais que criam essa equipe especializada que trabalha nos moldes da Força Tática da Policia Militar. A ROMU é uma excelente forma de trabalho e realça a importância das Guardas Municipais em qualquer cidade, pois o treinamento periódico dessa equipe trás uma postura diferenciada e a população percebe isso no atendimento e na quantidade de ocorrências e na qualidade do atendimento. Mas qual a pronúncia correta, ROmu ou roMU?
Em São Paulo, onde foi criada a primeira equipe com esse nome, todos os guardas usam a pronuncia "RÔMU", mas algumas cidades utilizam a forma "ROMÚ" (o acento é somente para mostrar de forma mais clara a pronúncia), pois citam a regra da linga portuguesa, oxítona terminada em"u".
Na verdade, as duas forma estão corretas. Quando se trata de nome próprio ou de uma marca a pronuncia fica a cargo do dono da marca, mesmo que no registro esteja de outra forma. Um exemplo é a marca do refrigerante "Guarana". O nome da fruta possui acento, mas a marca do refrigerante não e nem por isso chamamos o Guarana de guaRAna. Outro Exemplo é o meu nome "Marcio", que foi registrado sem o acento, mas a pronuncia correta é como se tivesse o acento. Esta regra é válida para nomes próprios ou para marcas registrada. O que não sei é se essa regra é válida para todos os países que usam a língua portuguesa ou se é apenas para o Brasil.
Seja "RÔMU" ou "ROMU", as duas formas estão corretas e o que importa de verdade é o trabalho que elas oferecem para a população.
Força e honra!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário