Em todas as Polícias do mundo o trabalho com uma viatura tem um treinamento especifico, pois cada componente exerce uma função devido estar numa posição diferente da viatura. Basicamente, é dividido dessa maneira: Motorista, responsável por dirigir; encarregado, o mais antigo ou mais graduado, responsável pelo comando da equipe e documentação; auxiliares 1 e 2, também responsável por documentos e coleta de dados. Em uma abordagem, cada um tem seu papel bem definido para que tudo funcione da melhor maneira possível e que todos fiquem em segurança. Na FIGURA 1 está um pouco mais detalhado de forma genérica para uma melhor compreensão.
para que não houvesse conflito dentro da guarnição e para não ter a hierarquia comprometida, devido as novas patentes que foram criadas, No caso do motorista ser mais graduado que a pessoa que está sentado no lugar do encarregado, o motorista passa a exercer duas funções na VTR: Motorista/Encarregado. Na prática, não muda muita coisa, pois a guarnição acaba chegando em um acordo e o serviço acontece da mesma fora. Na FIGURA 2 fica mais claro o que acontece.
Essa configuração é totalmente nova, não há registro de outra Polícia no Brasil que trabalhe com esse molde e causa muitas dúvidas. Por exemplo:
- Numa abordagem em que a VTR aborde 5 elementos pelo lado direito do carro e a VTR com 3 policiais, Quem verbaliza? O 1 auxiliar que já está mais próximo ou espera o motorista/encarregado dar a volta pela VTR?
- Depois que o risco da abordagem reduziu e o normal é o motorista se aproximar do patrimônio, a VTR fica desprotegida, pois o motorista/encarregado está conduzindo o término da abordagem? O motorista encarregado manda o 2 auxiliar ocupar o posicionamento do motorista enquanto termina a abordagem e havendo a necessidade de um embarque rápido por um imprevisto o auxiliar assumi o volante (ou faz a troca rápida)?
São vários detalhes que serão observados daqui em diante e a cidade de São Paulo será um grande laboratório de testes para descobrirmos se essa nova configuração dará errado ou se será um grande avanço na forma de se fazer patrulhamento tático motorizado.
E voce, qual a sua opinião? Comente, contribua e compartilhe.
COPBAVAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário