Páginas

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Guardas Municipais - Elegendo e derrubando prefeitos no Brasil

Em muitas cidades em que o prefeito tem uma boa visão politica, muitas Guardas Municipais estão se estruturando e diminuindo a criminalidade local. O investimento na Guardas Municipais é feito de forma direcionada para a necessidade da cidade, pois não depende do estado ou da Policia Militar e sim do próprio planejamento do município. Isso aumenta o prestígio do prefeito, que combate o crime com um investimento inteligente, direcionando para aquilo que realmente precisa com a sua própria força de segurança, a Guarda Municipal. 

Na contra mão estão alguns prefeitos que não percebem grande trunfo que tem em suas mão, desfazendo do efetivo da Guarda Municipal, não investindo e não dando a atenção merecida. Um exemplo é o caso da cidade de Criciúma - SC, onde o prefeito articulou para que fosse aprovado um projeto de Lei para extinção da Guarda Municipal. Num momento difícil e de uma violência com níveis jamais alcançados, tirar uma instituição como a da Guarda Municipal das ruas é o mesmo que ajudar a entregar o cidadão de bem de bandeja para o bandido. (vejam o link dessa reportagem: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2017/01/camara-de-criciuma-aprova-projetos-da-prefeitura-guarda-municipal-e-extinta.html 

Entre a população necessitada de segurança, prefeitos visionários e outros sem visão politica, estão as Guardas Municipais. Algumas, aproveitam a boa vontade do prefeito local, que se mostra favorável a ajudar na questão da segurança, fazendo disso seu carro chefe para a politica, e conseguem se organizar para crescerem em numero e profissionalismo. Ja em outras, a corporação está acomodada ou buscam formas complicadas e sem grandes retornos de crescimento para a corporação como marchas ou passeatas onde o intuito é criticar o prefeito da cidade (o patrão), que, como pode ser visto no link que fala sobre a Guarda de Criciúma, ele pode muito bem articular e contribuir para a extinção da Guarda Municipal em sua cidade. Nesse caso, mesmo o prefeito enxergando as vantagens politicas em melhorar a segurança do seu município, se torna inviável qualquer tipo de diálogo devido a estratégia errada da GM, numa situação como essa. 

A COPBAVAL tem trabalhado nos bastidores ajudando várias  Guardas Municipais com um trabalho de diálogo com os políticos e mostrando os benefícios de um investimento direcionado para a segurança da cidade. Algumas Guardas Municipais contratam a COPBAVAL para um trabalho de assessoria e articulação junto aos politicos e os efeitos são extremamente positivo, pois, quanto mais Guardas Municipais operantes e estruturadas, mas cursos e formação de guardas a COPBAVAL ministra em todo o país.Quando o prefeito entende que o carro chefe de uma trajetória política bem sucedida é conseguir atender o desejo do povo, e que esse desejo hoje é uma segurança que funciona, todos saem ganhando. A população, com mais segurança, o prefeito, com uma popularidade muito melhor, pois a população sente os efeitos dos investimentos,  e a Guarda Municipal, que é capacitada, recebe investimento em equipamentos e estrutura e melhora o seu planejamento para atuações eficazes.

Um bom prefeito investe na segurança de sua cidade. Um bom comando da Guarda Municipal procura o diálogo e contorna os problemas para o crescimento da instituição. A COPBAVAL está ajudando as Guardas Municipais de todo o país a terem o lugar merecido no cenário da segurança pública no Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário