Páginas

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Reconhecimento facial no combate ao crime - Nunca teremos aqui...

Você sabia que nos EUA essa tecnologia ja é usada desde a década de 90? Sabia que a policia de São Paulo usa um programa parecido em uma câmera acoplada no capacete de alguns soldados e este recebe a informação de uma central informando quando alguém é procurado pela justiça?

O reconhecimento facial é algo fantástico!!! 

Vários países do mundo utilizam essa tecnologia e criam a verdadeira sensação de segurança que a população precisa. Vale lembrar que não é algo caro de ser implantado. Falamos de um programa de computador ligado a um banco de dados e uma sala de monitoramento. O valor da implantação desse sistema para os cofres públicos comparados com os benefícios da redução da criminalidade nos locais usados é quase nada.

E como funciona? Simples.

  • Vamos pegar o monitoramento da Guarda Civil Metropolitana na cidade de São Paulo, que está instalado na região central e possui câmeras em vários pontos estratégicos da cidade. 
  • Imagine que a central das câmeras tivesse esse programa de reconhecimento facial.
  • Agora, coloquem em um banco de dados próprio as pessoas procuradas que tivessem a foto tirada na delegacia ou cedida por algum parente ou conhecido.
  • Também seria colocado imagens de roubo em mercados, bancos etc, de videos de segurança que pegaram o rosto do criminoso. 
Pronto!!!!

Qualquer pessoa que fosse reconhecida pelo programa a Guarda Civil Metropolitana faria a abordagem de forma segura e, com o tempo, varias  pessoas que praticam roubo evitariam passar pelos locais que estão as câmeras porque poderiam ser reconhecidas de alguma imagem de um roubo que fez em algum lugar.

Esse sistema é perfeito. Se é bom, por que não fazem dessa forma?

Não existe interesse em pegar bandidos de forma simples. É muita gente pra ser presa e não tem onde colocar. 

E você, o que acha de tudo isso? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário